Igreja 

         A. Igreja Invisível - Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que a Igreja invisível ou universal é o corpo e a noiva de Cristo, da qual Ele é a cabeça e todos os crentes são membros; e que contra ele as portas do inferno não prevalecerão. Cremos que a Igreja é uma instituição distinta do Novo Testamento, que não pode ser confundida com os salvos do Antigo Testamento, e que  teve início com o ministério público de Jesus Cristo e será completada por ocasião do arrebatamento. Mat. 16:18; 18:17; Efésios 3:5, 6; 5:23-27.

        B. Igreja Visível - Cremos, de acordo com o ensino das Escrituras, que cada igreja visível ou local de Cristo é uma comunidade de regenerados, batizados e associados por um pacto, na fé e comunhão mútua, segundo o Evangelho, com o propósito de observar as duas ordenanças - Batismo e Ceia do Senhor - e tudo quanto Cristo ordenou; e que deve ser governada pelas leis de Cristo, exercendo os dons, direitos e privilégios que lhe são investidos pela Palavra de Deus. Os dois oficiais da igreja local, segundo as Escrituras, são: (1) bispos, presbíteros (anciões), ou pastores; (2) diáconos, cujas qualificações, direitos e deveres estão claramente definidos nas epístolas a Timóteo e a Tito. Mat. 28:19, 20; Atos 2:41, 42; Atos 6:2-6; I Tim. 3; Tito 1.

         MATEUS 16:18 - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

         MATEUS 18:17 - E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.

EFÉSIOS 3:5-6 (5) - O qual noutros séculos não foi manifestado aos filhos dos homens, como agora tem sido revelado pelo Espírito aos seus santos apóstolos e profetas;

6 - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;

         EFÉSIOS 5:23-27 (23) - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

24 - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

        MATEUS 28:19-20 (19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

        ATOS 2:41-42 (41) - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,

42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

        ATOS 6:2-6 (2) - E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.

3 - Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.

4 - Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.

5 - E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia;

6 - E os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos.

        I TIMÓTEO 3:1-13 (1) - ESTA é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.

2 - Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;

3 - Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;

4 - Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia

5 - (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?);

6 - Não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo.

7 - Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.

8 - Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

9 - Guardando o mistério da fé numa consciência pura.

10 - E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis.

11 - Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo.

12 - Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas.

13 - Porque os que servirem bem como diáconos, adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.

          TITO 1:1-16 (1) - PAULO, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

2 - Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

3 - Mas a seu tempo manifestou a sua palavra pela pregação que me foi confiada segundo o mandamento de Deus, nosso Salvador;

4 - A Tito, meu verdadeiro filho, segundo a fé comum: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da do Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.

5 - Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam, e de cidade em cidade estabelecesses presbíteros, como já te mandei:

6 - Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.

7 - Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;

8 - Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante;

9 - Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes.

10 - Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão,

11 - Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras ensinando o que não convém, por torpe ganância.

12 - Um deles, seu próprio profeta, disse: Os cretenses são sempre mentirosos, bestas ruins, ventres preguiçosos.

13 - Este testemunho é verdadeiro. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé.

14 - Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.

15 - Todas as coisas são puras para os puros, mas nada é puro para os contaminados e infiéis; antes o seu entendimento e consciência estão contaminados.

16 - Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra.